domingo, 14 de agosto de 2011

COLÔNIAS ESPIRITUAIS




ESTUDO DAS COLÔNIAS E COMUNIDADES ESPIRITUAIS A.A da Silva
Objetivo do estudo:
Dar uma visão do que acontece após a morte. para onde são levados os espíritos desencarnados. Vamos todos para o mesmo lugar? Qual é o critério para a nossa ida para determinado lugar? Não é o dinheiro nem o poder. Iremos para um local melhor de acordo com o grau de evolução alcaçado através do correto uso do sentimento e da inteligência. O primeiro, o nosso próximo, junto aos familiares, amigos e colegas de trabalho. O segundo pelo desenvolvimento de novas habilidades e pelo conhecimento no plano do trabalho e do estudo
Desenvolvimento:
O mundo espiritual compreende:
As colônias espirituais, ou comunidades espirituais, são locais onde os grupos de espíritos errantes (ou desencarnados) se estabelecem transitoriamente, enquanto aguardam novas encarnações. Todas as cidades brasileiras são circundadas por essas colônias. Uma cidade - como Taubaté, por exemplo - tem uma equivalente no Plano Espiritual. O mesmo vale para todas as cidades da Terra. Elas foram feitas para atender aos desencarnados daqueles cidade. Isso não significa que todos vão ficar no mesmo lugar após a morte. As colônias servem de morada para os espíritos com algum grau de evolução e que lá possam descanasr após sua longa estadia na terra e, posteriormente, iniciar os trabalhos de aprimoramento para uma nova encarnação. As colônias são verdadeiras cidades: apresentam prédios, jardins, casas, parques, árvores, hospitais e bibliotecas. Lá os espíritos trabalham e descansam.
O umbral é o local onde se abrigam os criminosos, que para lá se dirigem conduzidos pelas suas vítimas. Lá vivem também os viciados e os libertinos, que procuram a companhia dos devassos que lhes saciam os apetites sexuais e os vícios. E há ainda aqueles que permanecem na terra ou ficam a vagar por não aceitar a nova condição. O umbral também é abrigo dos que têm consciência pesada e alimentam o remorso.
As colônias socorristas, ou Postos de Socorro, foram criados com o objetivo de atender e amparar os desencarnados presos, de alguma forma, aos males do corpo físico ou aos problemas terrenos, que não possuem a visão espiritual. Espíritos sofredores e atormentados, que desencarnam cheio de culpas e remorsos pelo mal também são recolhidos nestes locais.. No livro"Nosso Lar" existem referências a "Colônia Socorrista Moradia", como uma das do Umbral, assim, denominada a região espiritual habituada por espíritos trevosos.
"Nos Mensageiros", é a vez da "Colônia Campo da Paz", que é uma colônia localizada em plena região inferior, que funciona com a morte física, estado de ignorância ou culpas dolorosas. No livro "Além da Morte", a Colônia Redenção foi criada, nos tempos da escravatura, com o objetivo de socorrer os escravos desencarnados sob o peso de sofrimento e sequiosos de vingança.
As Casas Transitórias ou Giratórias ou Rotatórias são postos de socorro localizados dentro do Umbral, que se locomovem para dar ajuda aos habitantes dessa região. São locais em que os espíritos têm permanência transitória, são amparados e orientados e têm a liberdade de escolher o caminho a seguir. Se adptados a nova vida, essse espíritos são encaminhados as colônias, onde iniciam estudo de que necessitam. Se ficam inconformados ou revoltados, retornam ao lugar de onde vieram. Esse locais apresentam um sistema de defesa para impedir a entrada dos espíritos trevosos, pois o abrigo sofre os ataques da zona umbralina. Daí, ser necessário um sistema de defesa no local. Pelos aparelhos da torre, os espíritos sabem que se aproxima do Posto. Tudo é televisionado. Da torre controla-se todo o sistema de defesa. Para se livrarem dos ataques, colocam-se os lança-raios em ação e concentram-se em oração.
Há Centros de Socorro também nos Centros Espíritas. São verdadeiros pontos de auxílio. Eles ajudam a cuidar dos enfermos e dos recém-desencarnados. Nas cidades dos encarnados, há muitos postos de socorro pequenos. Os recém-desencarnados ficam nos postos por algum tempo e depois são levados para ser doutrinados nas reuniões dos Centros Espíritas, ou são transportados para postos maiores ou colônias. (No Mundo dos Espítos, Vera Lúcia, cap.3 e cap.4 "Abrigo, Caridade e Luz e Postos de Vigília"). Essas regiões são postos de luz dentro do Umbral.
As colônias correcionais:
Para atendimento aos suicidas, aos toxicômanos e aos pervertidos sexuais. No livro "Sexo e Destino", André Luiz cita a existência do "Hospital Escola Almas Irmãs", destinado a socorrer espíritos desencarnados de todas as idades e de ambos os sexos. Os enfermos têm como tema estudos de sexo em várias especialidades, tais como: sexo, amor, sexo e matrimônio; sexo e maternidade; sexo e estímulo, sexo e equilíbrio; sexo e medicina; sexo e evolução; sexo e penalidade.
As Colônias de estudos e de desenvovimento das artes e muitas outras
são somente uma escola ou universidade. Nela há alojamentos para professores e alunos, salas de aula, bibliotecas e imensas salas de vídeo. São locais que estudiosos sonham em conhecer e morar.(Livro de patrícia - Cap.2). Lá existem aulas práticas e teóricas sobre o Mundo Espiritual. Os conhecimentos da doutrina espírita são de três anos para aqueles com pouco conhecimento.
Fixação - Localização e descrição dos locais (seria bom o uso de cartolinas com desenhos sobre essas regiões)
Umbral - É uma região que apresenta uma geografia pobre: poucas plantações, escuridão, abismos, precipícios e vales. O solo é muito tortuoso, a vegetação rasteira. Aves horripilantes aparecem de vez em quando enchendo o silêncio de pios angustiados. Forte ventania sopra em todas as direções.
Postos de Socorro - São verdadeiras fortalezas localizadas dentro do umbral. São locais que servem de abrigo aos desencarnados em condições pouco evoluidas e aos sofredores com consciência pesada. É um local também para auxiliar os espíritos do umbral, que se arrependeram e pedem socorro. São construções magníficas, circundadas por sistemas de defesa como radares e aparelhos. Estes impedem a entrada de espíritos mal intencionados, que desejam entrar para atacar esse locais. Normalmente esse postos são chefiados por admistradores e auxiliadores, que se desdobram na ajuda aos irmãos ignorantes e aos desviados.
Colônias Espirituais - cidades com pátios, bibliotecas, hospitais, lazer, ministérios e prédios.
Espíritos errantes
Segundo Allan Kardec, os espíritos errantes são todos os desencarnados, que ainda não atingiram um estado puro. No intervalo das encarnações, todos os espíritos são errantes. Há espíritos errantes do mais diversos graus de evolução. Enquanto errantes, os espíritos progridem, observam os lugares, instruem-se, analisam os erros e acertos do passado e se preparam para novas experiências na existência corpórea.
A vida do espírito errante, no além, será determinada por sua vida na terra. Ele pertencerá a um mundo com pessoas do mesmo grau de sua elevação, embora lhe sejam permitidas visitas a mundos superiores como modo de aprendizado. Os espíritos mais esclarecidos, então, assumem, a tarefa de orientar encarnados e recém-encarnados. As regiões mais atrasadas ficam mais próximas da terra e as mais adiantadas, mais afastadas. Há cidades espirituais de vários tipos para onde vão de acordo com o grau de evolução.
Bibliografia:
"Colônias Espirituais", de Lúcio Loreiro e "Vivendo no Mundo dos Espíritos"de Vera Lúcia Marinzeck de Carvalho, cap.2, As Colônias e "Os Mensageiros" de Chico Xavier, por André Luíz.

Nenhum comentário: