domingo, 29 de abril de 2012

MÃE, OUVE O MEU APELO


Amigas, acabei de ler este texto e achei lindo... 
Senti muita saudades da minha mãe, muita vontade de abraçá-la.
Me fez lembrar que elá é tudo isso. 


E que mesmo nessa distância em que vivemos, ela me ampara via telefone celular que lhe oferecemos  para ela nos ouvir.
Ouça primeiramente a canção que me faz lembrar muito dela.
Hoje ela tem 83 anos mas e amanhã?
Eterno para maria,  de Ernesto Coltazar

o poema chama-se:
MÃE OUVE MEU APELO
Toca  o  meu 
coração com o teu amor e acalma as dores que me 
tiram a paz. Serena o meu espírito com o sopro da 
tua compaixão para que as angústias se dissipem. 
Acolhe as preocupações que me desassossegam e 
me  entrega  a  confiança  de  que  haverás  de me 
inspirar a melhor solução. Dá-me a virtude da fé 
se  eu  desacreditar  da  vida  e  me  ensina  a 
perseverança  em  lugar  do  desânimo. Sê  o  meu 
estímulo quando eu desencorajar e o meu ânimo, 
se eu fraquejar. 
Não permitas, Mãe, que os problemas 
sejam maiores do que a capacidade que me deste 
para  resolvê-los.  Que  nenhuma  dificuldade 
exceda as forças do meu espírito. Que o mal não 
me alcance e a desventura não me vença. Que o 
desespero não me aconselhe e o medo não regre a 
minha conduta. Que os obstáculos não cancelem a 
minha  alegria e  que  a  tristeza  se desfaça pelo 
contentamento  de  estar  sob  a  tua  guarda  e 
proteção, sempre!
Não deixes, Mãe, que o temor domine a 
coragem,  impedindo  que  avancem  os  meus 
propósitos e se realizem os sonhos que acalento. 
Que a minha vontade esteja em plena harmonia com a tua, para que a 
minha caminhada não se desvie dos teus planos. Faz-me compreender e 
aceitar os teus projetos para mim quando eles forem diferentes do que 
eu desejar, e que os teus sagrados desígnios se cumpram, não os meus 
profanos anseios.
Abençoa, Mãe, as minhas mãos com a habilidade realizadora 
do  trabalho para produzir o meu  sustento  sem agredir a natureza. 
Abençoa os meus pés para que trilhem o caminho do bem e dele jamais 
se  desviem,  seguindo  na  tua  luminosa  direção,  de  volta  ao  teu 
aconchego ao fim dos meus dias sobre a terra. Abençoa o meu coração 
para  que  pulse  em  uníssono  com  o  teu  e  esteja  aberto  a  toda  a 
irmandade universal. Abençoa os meus olhos para que eles se orientem 
pela  verdade  dos  teus  ensinamentos  e  assim  sejam  poupados  de 
enganos e ilusões. Abençoa-me onde eu estiver, com quem estiver e no 
que fizer, como até aqui, hoje e por toda a minha vida.
Liberta-me,  Mãe,  da  vaidade  para  que  eu 
reconheça que todas as vitórias são dádivas com que me tu 
favoreces, que os triunfos são partilhas do amor que me 
ofereces, que as glórias que desfruto são dadas pela tua 
nobreza, não pela minha. Lembra-me, a cada instante, da 
humildade que aprecias e da bondade que te agrada, a fim 
de que eu não busque lauréis efêmeros, mas a graça de ser 
una contigo. E ainda que não possa comparar-me a ti, que eu 
não te perca como exemplo. 
Perdoa,  Mãe,  as  minhas  fraquezas  humanas  e 
lapida-me, pelo teu ensinamento, para que me torne uma 
pessoa  melhor  do  que  sou.  Releva  a  minha  ignorância  e 
mostra-me  o  rumo  da  sabedoria.  Que  eu  não  seja 
indiferente  ao  meu  próximo  como  não  desejo  que  me 
relegues  ao  esquecimento.  Que  todas  as  minhas  ações 
contemplem  o  bem  de  todos  e  o  bem  do  todo  a  que 
pertenço. Não me afastes dos teus cuidados e, se eu me 
distanciar  de  ti,  resgata-me  de  novo  ao  teu  colo,  onde 
quero estar.
Faz, Mãe,  com  que minha  alma  seja  cristalina, 
sem marcas de sofrimento nem mágoas do passado, e que 
ela seja livre para mais te amar e para amar todos os seres 
da divina criação. Desfaz os nós que possam aprisioná-la a 
lembranças  que  acendem  ressentimentos  e  reavivem 
amarguras. Que minha alma seja leve como a brisa de uma manhã de primavera e 
que possa bailar entre experiências e aprendizados. Que o meu corpo, abrigo 
transitório  do  meu  ser,  seja  tratado  com  desvelo,  respeito  e  carinho, 
mantendo-o saudável e longe de qualquer perigo.
Mãe, eu te reverencio em oração e nos apelos que a ti confio. Estás em 
minhas preces e no meu silêncio, no meu riso e nas lágrimas que derramo, no dia 
que amanhece e no luar que contemplo. És minha protetora e guia, a minha luz e a 
melhor inspiração, a palavra que dou e a bênção que recebo. Intercessora, és 
quem me conduz, a que me eleva à condição de filha do teu amor e aquela que 
está em todos em torno de mim, como conciliadora. Minha mãe, irmã e amiga, 
estou aqui, com o meu coração aos teus pés, orando para que tudo eu faça a fim 
de  merecer  a  tua  presença  em  mim,  desde  os  tempos  imemoriais,  na 
humanidade que me ofertas até o infinito da minha espiritualidade. Que seja 
assim! 
Mãe, ouve o meu apelo!
Vera Pinheiro

Nenhum comentário: